Mais
Buscar

Riojob

Últimas Vagas Publicadas

Vaga Salário
Marketing A combinar
Design Gráfico A combinar
Mídias Sociais A combinar
Atendimento A combinar
Atendimento R$ 7.000,00

Empresas Anunciantes

  • Mini thumb leader
  • Mini thumb tenda
  • Mini thumb festival do rio
  • Mini thumb avg

Entrevistas

Economia Criativa e algumas dicas para vagas no setor

entrevista-economia-criativaNão é de hoje que a economia criativa busca profissionais à frente do seu tempo, com visão de vanguarda e espírito empreendedor, que levem o negócio a sério e o tratem como se fosse seu. Neste cenário dinâmico e promissor é que desperta o grande interesse dos candidatos, porém, vale ressaltar que as exigências não são poucas, tão pouco fáceis – mas possíveis.

 

Veja abaixo algumas dicas sobre qualificação para que você possa se auto-avaliar, se preparar para o mercado criativo e inovador, que o aguarda logo ali.

Empresas são como máquinas de pessoas. Este é o primórdio contemporâneo que sustenta o pilar do mundo dos negócios. Pessoas não são mais vistas como meros indivíduos mecanicistas, mas como potenciais propulsores dos negócios, como indivíduos que pensam e fazem a organização ser o que é. Desta forma, a procura por profissionais pró-ativos, que busquem soluções mesmo que estas não estejam nas competências “oficiais” do cargo, que saibam trabalhar em equipes e que produzam gestão de tempo de forma equilibrada, se torna cada vez maior e necessária.

Para Carlos Lisboa Junior, Gerente de Conteúdo da Plus Interativa, “é necessário que o candidato, ao se apresentar e relatar suas experiências para o recrutador, consiga mostrar logo a que veio. Pessoas tranquilas, que se comunicam bem e demonstram ter planos para o futuro também chamam a atenção de maneira positiva.

Segundo Gustavo Loureiro, Gerente de Ecommerce da Loja Gráfica Eskenazi, “pessoas que entendam que devem ser comprometidas com as atividades que se propõem a fazer, se saem melhor. Como contrato designers e profissionais criativos, acho que ter atenção enquanto está desenvolvendo o trabalho também é muito importante.”

Não se espera mais um profissional que fique na frente do computador o tempo todo, pendurado ao telefone. É preciso ter senso de liderança, mesmo sem ser líder, buscar a inovação, mesmo sem ser um diretor de marketing, estar sempre alinhado as realidades do mercado em que atua, buscando expansões, conhecimentos e crescimento.

O desenvolvimento profissional passou a ser de responsabilidade do colaborador, é dele que surge a vontade de crescer, por isso, as características citadas acima são de suma importância e estão no ranking das exigências para preencher uma vaga.

entrevista-economia-criativa2

Para Thaísa Maria Medeiros, Sócia-Diretora de Atendimento e Planejamento da Thaw Ideias, é preciso ter “gana, tesão, vontade de aprender. Prefiro quem valoriza mais experiência e habilidades que o nível de formação ou o nome da instituição em que estudou.”

Na teoria parece tudo muito complexo, mas é desta forma que o mercado se comporta na hora de selecionar um candidato. Sabemos que não é fácil preencher todos os requisitos exigidos pelos contratantes, e com certeza nem eles querem que todos sejam preenchidos, mas superar as expectativas do futuro chefe é o primeiro passo para a conquista do sucesso.

Tiago Freitas, Gerente de Novos Negócios da AD Experiências Inovadoras, conta que é preciso ter “comprometimento e vontade de aprender! Quando estou fazendo entrevistas em processos seletivos, prezo por essas duas qualidades, pois as habilidades podem ser desenvolvidas, mas a parte comportamental deve vir de berço.”

O grande vilão dos candidatos na hora de uma seleção, sem sombra de dúvidas é o nervosismo aliado ao despreparo, ao desconhecimento do negócio.

Para Thiago Sodré, GP da Multicom, também “é comum candidatos fingirem uma especialidade para conquistar uma vaga. Na verdade é mais importante a energia que o candidato terá em sua curva de aprendizado do que mascarar a ausência de determinada habilidade. Em outras palavras, é melhor ser 100% sincero e mostrar interesse acima da média em aprender com os novos desafios.

Já para Tiago Freitas, o que atrapalha na hora de uma contratação é a “falta de conhecimento sobre a empresa ou mercado em que ele deseja trabalhar. O candidato precisa saber o que a empresa faz e como ele pode ajudar. Saber sobre o mercado em que está, também considero fundamental para quem busca uma oportunidade.”

Algumas outras atitudes também não são bem recebidas por recrutadores, por isso evite:

- Currículos extensos ou não ter conhecimento do próprio currículo
- Ficar nervoso e demonstrar muita timidez
- Ter ausência de auto-confiança e postura retraída
- Supervalorização da pretensão salarial
- Atrasar na entrevista

Quanto mais souber sobre a empresa em que está buscando um emprego, quanto mais informações conhecer sobre o mercado em que a empresa atua, mais confiante o candidato ficará ao ser entrevistado. Mas lembre-se: Ter informações não significa saber dominá-las, é preciso conhecimento de causa e muita confiança naquilo que se diz.

Últimas Entrevistas

Ila Fox, ilustradora freelancer

Ila trabalha com ilustrações através da internet, atendendo clientes pelo mundo afora. Ela ama o seu trabalho, e se considera feliz por ter a chance de poder fazer parte de um momento importante na vida dos meus clientes! Ver Mais

Anápuáka, o índio conectado

Anápuáka Muniz Tupinambá Hã hã hãe é índigena e é conectado. De etnia Tupinambá e Pataxó Hã hã hãe, saiu da Aldeia Água Vermelha (Bahia) quando tinha 13 anos. Veio para o Rio de Janeiro, morar e estudar. Formou-se em Gestão em Marketing e Jornalismo de Políticas Públicas Sociais. Iniciou sua carreira profissional trabalhando com rádio, jornais, revista e livros – fazendo da pauta ao projeto gráfico. Hoje Anápuáka [...] Ver Mais

Flavio Soares, desenhista, escritor e editor de arte

Editor de arte profissional, desenhista, escritor e cozinheiro amador.

Flavio F. Soares é um editor de arte profissional, desenhista, escritor e cozinheiro amador. Dividindo seu tempo entre ser pai de Logan e Max, marido de Camila, Flavio também é autor do blog e das tiras de A Vida com Logan, Morsaman, Losties, podcaster do site Papo de Gordo e acaba de ter um gibi lançado pela editora Abril. Ver Mais

Comments are closed.

Dicas de Livros, DVDs, Tecnologia, etc.