Mais
Buscar

Riojob

Últimas Vagas Publicadas

Vaga Salário
Design A combinar
Programa de estÁg... R$ 1.650,00
Vídeo para redes ... A combinar
Design redes sociais A combinar
Analista de Marke... A combinar

Empresas Anunciantes

  • Mini thumb banco providencia
  • Mini thumb leader
  • Mini thumb funbio
  • Mini thumb hotel hurbano

Entrevistas

Ila Fox, ilustradora freelancer

Captura de Tela 2014-03-04 às 13.04.55Ila trabalha com ilustrações através da internet, atendendo clientes pelo mundo afora. Ela ama o seu trabalho, e se considera feliz por ter a chance de poder fazer parte de um momento importante na vida dos meus clientes!

Twitter: Ila Fox
Site: www.ilafox.com

Confira o Bate-papo

Olá Ila, para começar nos conte um pouco como surgiu em você o desejo de trabalhar com arte? 
Bom, a vontade de trabalhar com arte sempre existiu, mas faltava oportunidade (e coragem) de seguir em frente.

Você considera fundamental que um artista seja formado ou tenha cursado uma faculdade?
Não há dúvidas que um profissional ainda é mais respeitado se tiver um curso superior. Eu sou formada, mas conheço muitos artistas que não são e também deram super certo. Mas pra mim o que importa mesmo é ter muita bagagem cultural. E não dá para ficar sem estudar, fazendo ou não fazendo faculdade.

Você fez faculdade de artes plásticas né? Como encara o preparo pra um mercado de trabalho em cursos tidos como mais artísticos ou acadêmicos como esse?
Meu curso era mais focado em formar professores de Artes. Não sei te dizer até que ponto um curso pode preparar um profissional, pois tudo depende da cabeça com que você encara os estudos…

Você durante um tempo desenhou e pintou cenários para peças teatrais e feiras. Como foi essa experiência? Como considera que isso influenciou em sua carreira?
Foi um período de dois anos em que estagiei no SESC, foi muito bom, pois tive que aprender a lidar com planejamento, organização e lidar com improvisos.

foto_lemb_gabriel

Até começar a se dedicar exclusivamente a vida de freelancer no que você trabalhou? Porque resolveu abandonar tudo pra se dedicar a ilustração? 
Eu trabalhava como arte finalista em catálogos, listas, jornais… tive a oportunidade re recomeçar depois que me casei e mudei de estado. Como eu já estava insatisfeita com o mercado de trabalho achei uma boa hora para tentar a carreira freelancer.

Você acha que a vida de freelancer é muito diferente ou mais dura que de um empregado comum?
Para mim que a carreira freelancer exige mais do profissional, pois tudo depende só dele. Tem que saber lidar com clientes, com as burocracias, com a organização, com o tempo… Se ficar enrolando é sua renda que está comprometida. Se você não trabalhar, não ganha.

ovelhinho_podre

Como é o processo de seu trabalho? Como você se inspira? Tem uma rotina? Desenha tudo a mão e depois passa para o computador ou mescla várias técnicas?
Inspiração é relativo, quando estamos em atividade não temos tempo de ficar esperando a “luz divina da criatividade” surgir. Mas tenho uma rotina sim: Responder orçamentos, desenhar, mandar para aprovação… basicamente isso. Tudo é feito digitalmente, até para agilizar o atendimento.

Você viaja muito né? Parece que você sempre faz uns desenhos após uma viagem. Quais lugares você já conheceu e em qual você mais se inspirou?
Já fui pra Paris, Roma, Capri, San Francisco, Nova York, Orlando, Osaka, Kyoto, Tokyo… sempre me inspiro muito, mas a ultima viagem em especial (pro Japão) foi algo especial.

viagem_grecia_turquia

O que você recomenda para todos que desejam um dia se tornarem ilustradores bem sucedidos e satisfeitos com seu trabalho.
Recomendo praticar sempre! e pra quem vai ser freelancer recomendo aprender um pouco de empreendedorismo também.

foto_hanna_maycon

retrato_francine_wonderland

 

Últimas Entrevistas

Economia Criativa e algumas dicas para vagas no setor

Não é de hoje que a economia criativa busca profissionais à frente do seu tempo, com visão de vanguarda e espírito empreendedor, que levem o negócio a sério e o tratem como se fosse seu. Neste cenário dinâmico e promissor é que desperta o grande interesse dos candidatos, porém, vale ressaltar que as exigências não são poucas, tão pouco fáceis – mas possíveis.   Veja abaixo algumas dicas sobre qualificação para [...] Ver Mais

Anápuáka, o índio conectado

Anápuáka Muniz Tupinambá Hã hã hãe é índigena e é conectado. De etnia Tupinambá e Pataxó Hã hã hãe, saiu da Aldeia Água Vermelha (Bahia) quando tinha 13 anos. Veio para o Rio de Janeiro, morar e estudar. Formou-se em Gestão em Marketing e Jornalismo de Políticas Públicas Sociais. Iniciou sua carreira profissional trabalhando com rádio, jornais, revista e livros – fazendo da pauta ao projeto gráfico. Hoje Anápuáka [...] Ver Mais

Flavio Soares, desenhista, escritor e editor de arte

Editor de arte profissional, desenhista, escritor e cozinheiro amador.

Flavio F. Soares é um editor de arte profissional, desenhista, escritor e cozinheiro amador. Dividindo seu tempo entre ser pai de Logan e Max, marido de Camila, Flavio também é autor do blog e das tiras de A Vida com Logan, Morsaman, Losties, podcaster do site Papo de Gordo e acaba de ter um gibi lançado pela editora Abril. Ver Mais

Comments are closed.

Dicas de Livros, DVDs, Tecnologia, etc.